É cada vez mais comum jogadores de poker sofrerem com ataques online. Resolvi então escrever um pouco sobre isso, para (tentar) ajudar a quem não entende muito de informática. Apesar de eu não ser nenhum expert, são dicas simples e com um baixo investimento, você poderá dormir tranquilo, sem preocupação com o seu bankroll.
COMPRE um anti-vírus!
Acho que não preciso explicar aqui o porque de se possuir um antivírus bem conceituado, atualizado e rodando constantemente em sua máquina.
Os 3 mais indicados pelo site AV-Comparatives (http://www.av-comparatives.org/) são:
Vale lembrar que esses programas já incluem firewall, anti-spyware, anti-phishing entre outras ferramentas. Tais softwares também oferecem uma busca completa em sua máquina através de vulnerabilidades do seu sistema operacional. Além disso, te indica passo a passo quais downloads/atualizações a se fazer, através de links em sites oficiais (seguros e confiáveis). Portanto, a segurança é completa.
Caso você deseje ver a análise dos AV mais populares do mercado, basta fazer o download do relatório do AV-Comparatives (Maio/2009) através desse link:
http://www.av-comparatives.org/images/stories/test/ondret/avc_report22.pdf
Complique sempre que possível suas senhas nos sites de poker e em carteiras virtuais (Neteller, Moneybookers etc)
Utilize um e-mail próprio para cada site de poker.
Esse é um erro clássico. A pessoa usa o mesmo e-mail do seu orkut (ou MSN, ou e-mail pessoal etc) para se registrar em sites de poker. Não faça isso! Crie um e-mail ÚNICO para cada site de poker em que você tenha conta e guarde esse e-mail somente para você. Nunca use para receber ou enviar algum arquivo ou qualquer outra atividade em que envolva esse endereço eletrônico. Use apenas para se comunicar com o suporte do site de poker e pronto. Caso o seu provedor não te ofereça emails adicionais, há inúmeros webmails excelentes disponíveis na internet.
E por favor, seja criativo na escolha do seu login. Muita gente simplesmente coloca o seu screenname no login, facilitando o descobrimento do e-mail. Por exemplo, você costuma jogar no Poker Stars usando o nome “Fulano” e o seu e-mail é fulano@uol.com.br. Faça-me o favor, né? Tenha bom senso e crie um e-mail como “1411acordei_cedo@uol.com.br”. Viu a diferença?
-
Cuidado com a pergunta de segurança em emails e em programas de mensagens instantâneas (MSN)
Outro erro muito comum. O sujeito cria o e-mail, bola a senha mais complicada do mundo, mas deixa a pergunta de segurança marcada como “Qual o seu time de futebol?”, sendo que até a vizinha do terceiro bloco do bairro seguinte sabe que ele é o torcedor mais fanático do XV de Campo Bom. Pronto, nada adiantou e o seu e-mail já era.
Use todos os artifícios possíveis que os sites de poker te oferecem no quesito segurança.
Entre em contato com o suporte do site em que você costuma jogar e pergunte quais as medidas possíveis a serem tomadas para aumentar a segurança de sua conta.
Outra possibilidade, agora já no Full Tilt, é mudar a forma de efetuar o seu login. Ao invés de digitar o seu screen name, você pode optar por escolher digitar o seu e-mail cadastrado. A vantagem disso é que o seu screen name todo mundo que joga, já jogou ou que realizou alguma transferência com você conhece. Já o seu e-mail registrado no software, SÓ você sabe qual é. Ou seja, dificulta bastante a tentativa de se logar em sua conta. Basta ir em Security / Login Preferences / Login with e-mail adress.
Uma outra opção, cada vez mais difundida entre todos os softwares de poker, e que beneficia exclusivamente os jogadores de torneios e SNG, é requisitar que o site (seja ele PS, FTP etc) bloqueie a possibilidade de você se sentar em mesas de cash game. Tal decisão visa evitar que o invasor de sua conta passe o seu dinheiro através das mesas de jogo.
Ou seja, se você é um jogador exclusivo de torneios, mande um email agora para o suporte do seu site requisitando tal opção.
Bem, de uma maneira geral, era isso que eu tinha dizer sobre esse assunto. Espero ter ajudado de alguma forma.
Mais um serviço de utilidade pública.
ResponderExcluirBelo post.
Valew
Abraços
Flávio