segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

#14 - Poker é um formador de caráter, especialmente quando se está em uma fase ruim.

Uma vez, lendo algum blog perdido por aí, me reparei com essa frase e comecei a pensar sobre ela. E cheguei a uma conclusão de que poucas frases são tão verdadeiras como essa. Talvez apenas aquela que diz que “você verá mais elefantes rosas em toda a sua vida do que jogadores de poker dizendo que estão em boa fase (runnando good)”.


Quantas vezes você descontou algo em sua família, namorada, em seu animal de estimação, em seus amigos ou em qualquer outra pessoa uma fase horrível sua no poker?. Eu busco escrever sobre isso analisando a mim mesmo. Em um passado recente, toda vez que eu terminava um dia perdendo dinheiro ou então um dia em que eu tomasse muitas “pancadas do baralho”, meu humor se modificava rapidamente. Ao contrário disso, quando eu ganhava bem ou então terminava a sessão sem muitas bad beats, meu humor era o melhor possível.


E isso não pode ser assim. Quem escolheu jogar poker, deve aprender a conviver com isso. Se você não possui o discernimento necessário pra entender que o que acontece nas mesas, fica nas mesas, talvez você tenha escolhido a profissão e/ou hobbie errado.


Infelizmente existem dias em que seus 29 AA serão perdedores contra todas as mãos bizarras possíveis e imagináveis. Tem dia que nenhum flush draw seu vai bater, que os seus 23 outs perderão para um simples bottom pair ou você não vencerá um coin-flip, mesmo que jogue contra o espelho.

Quanto mais você jogar, mais vai perceber que dias assim são normais. E que você precisa acostumar a conviver com isso. Não adianta descontar na tua família a tua fase no poker. Isso não vai melhorar. E não adianta passar a dar esmola no sinal de trânsito, a fim de melhorar o seu karma e você mudar a sua “sorte”.


Entenda que poker é um jogo matemático. Se você possuir 80% de chances de ganhar uma determinada mão, isso quer dizer que em 20% VOCÊ VAI PERDER. Não adianta reclamar, chorar, espernear, dizer que o universo conspira contra você, que poker online é rigged e que é melhor ser sortudo do que inteligente e ter habilidade.

Perdeu um tipo de mão em que era favorito? E daí? Me responda o que descontar isso em um mau humor repentino em cima do seu pai vai mudar na sua situação. Nada!


Passe a observar isso e não deixe se levar por emoções bobocas. Você já passa por situações mais estressantes pra ficar se chateando, amolando e aborrecendo a si mesmo e as pessoas próximas de você por causa de uma fase ruim.


Ao invés de se achar injustiçado, de chutar o cachorro, de brigar com a namorada ou não querer ir dar uma volta com teus amigos, passe a estudar e a se dedicar ainda mais nas fases ruins. Faça uma comparação com o futebol ou o esporte de sua preferência. Todos os atletas desse planeta já passaram por fases ruins e por fases ótimas. E uma característica comum àqueles que passaram por péssimas fases e a superaram, é a dedicação ainda maior e um ritmo de treino e prática insano.

Evite culpar terceiros para a tua má fase. É uma característica intrínseca ao ser humano querer achar culpados para o fracasso ao invés de olhar pra dentro de si mesmo. Construa o teu caráter em cima de trabalho, esforço e muita dedicação.

Certa vez li na biografia do Michael Jordan sobre treinamentos e jogos. E uma frase dele muito me marcou, que era “Eu errei, ao longo da minha carreira, mais de 9 mil arremessos em minhas partidas como profissional. E ainda assim, eu sou o considerado o melhor de todos. Não há problema algum em relação ao erro. E sim, como você vai lidar com ele”.

2 comentários:

  1. Vou ler e reler esse post.

    Estou passando por uma puta bad run esse mês (geralmente eu runno good, não tenho vergonha de dizer) e minha saúde mental e física, além da minha família, estão levando a pior.

    Eu jogo, perco huge favorites, tilto, durmo mal, acordo de mau humor, jogo, perco huge favorites, e o ciclo continua... Estou tentando quebrar isso de todas as maneiras - até yoga eu fiz hj - mas está complicada a situação.

    Como eu nunca havia passado por uma bad run tão clara antes, não havia percebido os efeitos devastadores do tilt a médio na minha mente e no meu dia a dia.

    Bom, vou ler novamente enquanto tento destiltar. Dessa vez pelo menos sei que a session foi muitíssimo mal jogada. =/

    Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, ce escreve muito bem hein. Legal mesmo!
    Eu acho que estou passando por uma fase destas também, perdi uns 3 dias durante a semana 4 bi por dia.
    E isso está mexendo um pouco comigo, jogo poker full time não faz nem 2 meses ainda. Vou ter que aprender a lidar com isso e deixar as pessoas a minha volta fora disso hehehe
    Belo texto

    Valews

    ResponderExcluir