terça-feira, 28 de abril de 2009
#38 - lol
Detalhe, eu que mandei o email "lembrando" dessa conta.
Bacana neh? Meu desafio de atingir 300k VPP foi pro espaco (eu sabia!!), pq fazer deposito pra ter bankroll pra jogar NL25 nao da.
Viu como tudo anda uma maravilha? Parece que meu mes se encerrou entao e eu fiquei um pouco abaixo das expectativas (mas nada que seja desesperador).
Vou tentar acertar isso tudo o mais rapido possivel para voltar forte ao grind. Mas enquanto eu for um sem-teto (sem poker room pra jogar), gg poker.
Abracos
Boa sorte pra quem joga!
ps, desculpe as falhas em acentuacoes, pontuacoes etc, meu teclado aqui esta todo desconfigurado.
sábado, 25 de abril de 2009
#37 - Grinder mode ON
Pois bem, vamos ao que interessa:
Fiz algumas contas e preciso ganhar 300k VPP até o final do ano no Poker Stars, para lucrar um pouco em bônus (rakeback) e outras coisinhas a mais. Parece pouco, mas pra quem acompanha isso aqui sabe a minha dificuldade em jogar um volume grande de mãos. Se eu pudesse apostar contra a minha pessoa, eu apostaria (e ALTO) de que não vou chegar nem perto de alcançar essa marca até o dia 31 de dezembro de 2009.
Como faltam 251 dias para o final do ano, eu preciso fazer diariamente 1196 VPPs. Parece pouco, mas como simplesmente eu dividi o número de VPPs pelo número de dias que ainda faltam no ano, isso quer dizer que tenho que jogar todo santo dia (final de semana, feriado, dias em que eu estiver de ressaca, sem saco pra ligar o computador e por ae vai...). Ou seja, terei que fazer mais do que 1196 VPPs a cada dia que eu jogar, porque é simplesmente impossível eu não ficar uns 2 dias por semana sem poker.
Vou atualizar isso algumas vezes por mês, como forma de cobrança... Só para se ter uma idéia de como eu já joguei muito esse ano no Poker Stars, fica aí a imagem do meu VIP status:
Fala sério, sou ou não sou o verdadeiro grinder? 307 VPP em 4 meses do ano. weeee!
Boa sorte para todos!
Marcelo
terça-feira, 21 de abril de 2009
#36 - Quando a fase é ruim...
Provável que eu dê uma descida pra NL100 (merda =/) pra deixar a bad run passar e voltar confiante pra NL200. Engraçado que ainda estou positivo na NL200 com um razoável ptbb, mas não vou ficar dando murro em ponta de faca não.
Ô desgraça...
quinta-feira, 16 de abril de 2009
#35 - Um descanso
Isso é apenas uma fase. Estressei com o poker. Já passei por isso algumas vezes e sei que preciso ficar um tempo sem jogar. Refrescar a cabeça. É como se você estivesse a ponto de explodir em seu trabalho. Por mais que você goste do que você faz para viver, nem sempre tudo é prazer e glória.
Então esse final de semana, gg poker. Segunda-feira a gente se fala. Espero que você passe bem, que pare de querer me sacanear em todas as situações possíveis e que sinta saudades de mim.
Um abraço e boa sorte pra todo mundo. Pra mim, pra você, pro Obama, pros brothers do BBB, pro seu João da quitanda...
segunda-feira, 13 de abril de 2009
#34 - lol donkaments
1kk garantido do PS (SCOOP $109 com 18 mil e tantos inscritos) - ITM em 1300 e alguma coisa
750k garantido do FTP (3600 inscritos) - ITM em 400 e uns quebrados
Satélite pro Main Event Qualifier - BOLHA!
Satélite pro FTOPS #12 (torneio que tem o buy-in de $1000+60) - BOLHA (hahaha tem que rir) da vaga mas ainda ganhei uma graninha.
É, meu jogo em MTT tá encaixando aos poucos...
sábado, 11 de abril de 2009
#33 - Jogar poker profissionalmente?
--
Embora muita gente diga que sim, jogar poker profissionalmente não significa necessariamente que você está em um emprego normal. Para fazer isso (e fazer bem), é preciso colocar a mesma quantidade de horas no seu trabalho – você vai escolher apenas quando trabalhar. É uma noção errônea de que ser um jogador de poker te permite ser livre de uma rotina.
Antes de considerar jogar poker para viver, tenha certeza de que você realmente ame esse jogo. Pode-se pensar que o seu trabalho é repetitivo e entediante agora, mas jogar inúmeras mesas todo santo dia pode ter o mesmo efeito de tédio para ti. Você deverá também pensar no seu atual emprego (e nas possíveis promoções) – vale mesmo a pena abandonar uma potencial carreira de sucesso pelo que você considera “dinheiro fácil e liberdade” no curto prazo?
No entanto, se você possui uma forte auto-disciplina e uma boa habilidade de fazer uma auto-crítica (extremamente necessário para análises de mãos após uma sessão), então poker realmente pode ser o seu caminho.
Então você jogou inúmeras horas de poker online, tem um ganho sustentável em um número considerado de mãos (300k+), e gostaria de se tornar ( ou ao menos tentar) um jogador profissional? Por onde começar então?
Primeiro: pense em quanto de dinheiro você precisa para viver confortavelmente por um bom tempo (6 ou mais meses). Agora dobre essa quantia. Ter uma boa reserva, além de diminuir consideravelmente o seu risco de quebrar, te ajuda psicologicamente nas fases ruins em que você certamente irá atravessar durante essa carreira. Você não vai lucrar todo dia – e se você não sabe disso, melhor reconsiderar o seu objetivo de se tornar um profissional – e ter um bom dinheiro sobrando é a melhor idéia que se pode ter no início.
Segundo: quais são suas expectativas? Quanto de dinheiro você quer ganhar e quantas mãos você irá jogar em cada mês? Quando você deixa de lado um trabalho regular para se tornar um profissional do poker, é muito fácil se deixar levar pela síndrome do final de semana interminável e passar a jogar cada vez menos. Traçar objetivos pode ajudar você a manter o foco.
Terceiro e último passo: Quais são suas rotinas antes e depois de uma sessão? Quando você possui um emprego você provavelmente tem uma rotina que te prepara mentalmente para o seu trabalho, que pode ser desde a dirigir até o seu local de trabalho ou um café em um estabelecimento qualquer. Como um jogador de poker, ter uma rotina antes de iniciar uma sessão te ajudará mentalmente a se concentrar e a atingir o seu melhor jogo (A game). Um bom exemplo é acordar, tomar um banho, se alimentar com um bom café da manhã, pegar uma garrafa de água para ficar por perto e só então começar a jogar. A rotina após a sua session não é lá tão diferente – pode ser assistir alguns vídeos de sites de poker, postar mãos em que você teve dificuldade em fóruns etc. De qualquer maneira, sua rotina pós-session deve ajudá-lo a fechar um ciclo e te preparar para um novo dia.
Pense nisso.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
#32 - Metas de Abril
Poker
- 50k hands
- 2-3 BB/100
- 8-10 postagens no blog
- Assistir pelo menos 10 vídeos
Off-poker
- Pegar pesado na fisioterapia
- 2 livros off-poker
segunda-feira, 6 de abril de 2009
#31 - Sites de poker em português que valem a pena
O Universo do Poker está realizando uma iniciativa de forma a reunir os melhores recursos sobre poker em português em um mesmo lugar facilitando a vida da galera que está batalhando por um jogo melhor. Aqui vai minha contribuição para o projeto:
Teorias do Poker: Esse site é visita obrigatória para todos aqueles que querem aprender e a evoluir no poker. Com traduções de qualidade dos melhores textos sobre poker, há uma quantidade boa de artigos para todas as modalidades. A+, recomendado!
Poker News: Portal gigantesco que envolve todo o mundo do poker, com notícias atualizadas minuto a minuto, artigos para iniciantes e profissionais, blogs e muito mais. Outra ótima recomendação.
AAKKARI: Site do jogador patrocinado pelo Poker Stars, Andre Akkari. A parte principal desse site é o blog do jogador, onde pode-se ler os relatos e as histórias desse profissional pelo mundo afora.
Alexandre Gomes: Outro site de um profissional brasileiro patrocinado pelo Poker Stars. Alexandre Gomes é o primeiro (e até então único) jogador nacional que possui um bracelete da WSOP (World Series of Poker). Assim como o site do Akkari, o principal é o blog, que quando atualizado, sempre trás boas e detalhadas histórias acerca da rotina de um poker player!
Card Player Brasil: Site da revista Card Player em português. Um bom site, com notícias atualizadas regularmente sobre o mundo do poker. Vale a pena dar uma conferida.
Pokerblog: Blog formado por quatro (semi) profissionais do poker que atualizam regularmente com as suas histórias, conquistas, dúvidas, algumas análises de mãos, notícias sobre promoções entre outros tópicos.
Need An Ace!: Blog de uma jogadora também patrocinada pelo Poker Stars, a Maridu. Seus posts são agradáveis de ler e variam desde a sua vida fora das mesas até mesmo análises detalhadas de jogadas, principalmente em se tratando de MTT (multi table tournaments). Atualizado regularmente, muito boa leitura!
Poker Bets: Site de mais um semi-profissional do poker, Fábio "binhozao" Pires. Envolve posts com a sua rotina diária, análises de mãos, dicas de apostas esportivas e promoções. Recomendado para iniciantes até os mais veteranos.
Me Beliska: Portal sobre notícias do poker brasileiro, com coberturas de todos os grandes eventos no país, fotos, informação sobre satélites, fóruns e blogs atualizados.
domingo, 5 de abril de 2009
#30 - NL200 é sussa, ô
Acho que nunca tive um move-up runnando bem (ou até mesmo runnando ok). Tá, eu sei que eu estou positivo, mas se eu pudesse mudar apenas uma coisa nessa hora seria "não ser massacrado pelo baralho" quando estou me acostumando em um novo nível.
(clique na imagem para vizualizá-la por completo)
(clique na imagem para vizualizá-la por completo)
Isso não vai me assustar, não mesmo. Vou continuar estudando meu jogo ao máximo (só em abril já assisti a uns 5 vídeos de NL200) e analisando cada jogada minha.
Próximo post coloco minhas metas de Abril (mais modestas, cansei de dizer que vou jogar duzentos milhões de mãos e não chegar a nem 0,1% disso).
Um abraço e boa sorte nas mesas!
Marcelo
quinta-feira, 2 de abril de 2009
#29 - Entrevista para o +EV
É uma boa para quem quiser me conhecer melhor. No próximo post coloco minhas metas de abril.
--
Danilo Telles: O jogador entrevistado dessa semana é um usuário bem conhecido em nosso fórum como ‘marcelojf’. Fale-nos um pouco sobre você.
Marcelo Faria: Meu nome é Marcelo, tenho 26 anos e moro em Juiz de Fora / MG. Sou formado em Economia pela Universidade Federal daqui e atualmente jogo poker profissionalmente (mas não jogo o tanto quanto eu deveria hehe). Estou na fase de transição da NL100 para a NL200.
Danilo Telles: Há quanto tempo você joga poker? Seu início foi difícil? Como você construiu o seu bankroll?
Marcelo Faria: Jogo poker desde 2002, com o pessoal da minha sala de faculdade. A gente jogava o poker fechado (5 card draw) e era algo bem fanfarra mesmo. Usávamos feijão como fichas, pra você ter idéia, e o buy-in era de R$1! Com o boom do poker (tyty Moneymaker), passei a assistir na ESPN e comecei a me interessar muito. Lembro que eu não perdia um programa sequer, coloca uns 3 alarmes espalhados pela casa para me lembrar que tal dia era dia de poker na ESPN.
A partir daí descobri um pessoal que jogava o famoso Texas Hold`em, em um jogo mais sério (buy-in de R$10) e fui me aventurar por lá. Todo o meu conhecimento era o que eu assistia na televisão (ainda tinha algumas dúvidas básicas nas regras e tudo mais), mas acabou que eu me saí bem e procurei me informar na internet. Aquela época era tudo muito recente, não existia essa facilidade de hoje, de encontrar tudo mastigado em uma receitinha de bolo. Acabei não me aprofundando e continuei jogando apenas por diversão, junto dos meus amigos. E até porque, eu tinha uma faculdade para terminar.
Resolvi levar isso adiante mesmo só por volta de 2005, quando arrumei meus primeiros créditos online. Era uma luta fazer meu bankroll crescer e passar de 50 dólares, por exemplo. Eu nunca estudava nada, jogava apenas no feeling e no que meus amigos me ensinavam. Até que um dia conheci o Super System 2 e resolvi ler. Mergulhei na leitura e não saí mais. Eu era muito donkey ainda, mas tava com o espírito de aprender. Depois li Theory of Poker e não parei mais.
Levei faculdade + poker até o final de 2006, quando, em um programa de intercâmbio, fui morar e trabalhar em Las Vegas (EUA). Vendi todo o meu humilde bankroll (não era muito) e deixei o poker online um tempo de lado, para trabalhar e, nas horas vagas, jogar um poker ao vivo mesmo.
Quando já estava pra voltar para o Brasil, em maio de 2007, fiz um depósito usando meu cartão de crédito em um site de poker e esse é o meu bankroll até hoje. Nessa época eu estava entre NL25 e NL50. Nunca mais olhei pra trás depois disso (e assim espero que continue).
Danilo Telles: Você se considera um jogador tight ou loose? Quão agressivo?
Marcelo Faria: Por mais simples que seja essa pergunta, é um tanto quanto complicado responder. Mas eu diria que eu sou um jogador tight que sabe se tornar loose quando necessário.
Danilo Telles: Quais são as suas maiores qualidades no game?
Marcelo Faria: Tilts cada vez mais esporádicos, facilidade em aprender e não ter vergonha de confiar em minha leitura
Danilo Telles: Qual foi o seu melhor resultado jogando poker?
Marcelo Faria: Já tive alguns dias de 8-9bi up em sessões curtas. Torneios eu sou um fracasso total, apesar de eu adorar jogá-los.
Danilo Telles: Você já teve um mês “down” no poker? Como foi essa experiência?
Marcelo Faria: Não, nunca. Já tive 1-2 meses em que eu saí no 0×0 (sem contar rakeback e promoções), mas de sair perdedor nunca tive.
Marcelo Faria: Passar um mês EVEN não é boa, mas é necessária pra você crescer como jogador e como pessoa. Por poker ser um trabalho em que se não possui um contra-cheque garantido no final do mês, você tem que aprender a deixar o ego e a preguiça de lado e a evoluir o seu nível cada vez mais. Lembro que passei por uma fase ruim quando estava na NL50 e resolvi jogar um mês inteiro na NL25 para ganhar confiança e fazer um pouco de dinheiro. Como eu estava focado e determinado, não deu outra, acabei fazendo 80bi em pouco mais de 20 dias.
Danilo Telles: Como é a sua rotina atualmente?
Marcelo Faria: Acordo por volta de 8h30-9h, tomo um café reforçado e vou pra academia. Fico lá a manhã inteira, volto pra casa, saio pra almoçar, descanso um pouco (vendo TV, lendo algum jornal) e vou pro pc, por volta das 14h-15h. Aí começa verdadeiramente o meu trabalho. Jogo até umas 19h-20h (em média) e o restante da noite serve ou pra ver a namorada ou pra eu ver algum vídeo que me interessa de escola de poker, ler artigos, discutir algumas jogadas com amigos e ficar de bobeira na internet mesmo. Vou dormir por volta de 1h da manhã.
Danilo Telles: Qual(is) jogador(es) estrangeiros você admira e por quê? E brasileiros?
Marcelo Faria: Online: sbrugby, SilentAssassin3, balugawhale, Zaitsev, SixPeppers e OMGClayAiken. Porque foram os melhores vídeos que eu assisti quando eu estava aprendendo a jogar. Hoje em dia alguns nem são tão fortes como antigamente, mas ainda assim possuem minha admiração.
Brasileiros são tantos. RoyalSalute, Bueno, Diógenes, Urbach, Ivanimwa, Binhozao, Eduts, Gui, Maneh.. São tantos que eu paro pra ler quando eles comentam alguma coisa no MaisEV. Vai ficar até injusto, certeza que eu esqueci de alguém.
E não posso deixar de citar Christian Kruel e o Raúl Oliveira, que conheci pessoalmente no Bellagio e são dois caras nota 10.
Danilo Telles: Você já leu livros sobre poker? Quais lhe trouxeram mais benefícios?
Marcelo Faria: Já li mais de 20 e 3 são indispensáveis. Theory of Poker, Ace on the River e Elements of Poker. O resto eu indico pra ler quem estiver com tempo.
Danilo Telles: Você usa algum software de poker? Se sim, qual?
Marcelo Faria: Sim. Holdem Manager, Telescope e SpadeEye.
Danilo Telles: Se você tivesse que dar um único conselho para um iniciante, qual seria?
Marcelo Faria: Nunca pare de estudar, nunca. Até mesmo o melhor jogador do mundo pode ficar pra trás se não se dedicar.
Danilo Telles: Se você tivesse que começar hoje do zero a sua carreira, com um bankroll de $150 dólares, como o faria? O que jogaria e em o que investiria? E se o bankroll fosse de $1000 dólares?
Marcelo Faria: Com $150 dólares eu jogaria NL10, com 15bi. Jogaria até chegar uns 400-500 dólares e já começaria a jogar NL25.
Com $1000 dólares eu já iniciaria na NL50, me permitindo perder 4-5bi para voltar para a NL25.
Danilo Telles: Qual é o jeito mais rápido de aprender a jogar poker?
Marcelo Faria: Através de um coach específico para o seu jogo.
Danilo Telles: Você já fez alguma loucura com o dinheiro ganho jogando poker?
Faria-a novamente? Como você gasta e administra as suas finanças atualmente?
Marcelo Faria: Loucura ainda não. Já comprei meu desktop novo, meu monitor, mas isso não é loucura. Também gosto de perfumes, roupas novas, então to sempre gastando uma graninha com isso, mas tudo dentro do limite. Nada extravagante.
Minhas finanças são bem separadas. Meu bankroll é meu instrumento de trabalho, então tento mexer nele o mínimo possível. Faço cashouts regulares, afinal sou eu que pago todas as minhas contas, mas tudo dentro do meu limite de X% para saque, Y% para guardar para um futuro move up e coisas do tipo.
Danilo Telles: O que você gosta de fazer fora do poker? Quais são seus hobbies?
Marcelo Faria: Sou alucinado por esportes, então pratico musculação e corro/pedalo todo dia. Atualmente estou parado do futebol (jogava 5x por semana) por causa de uma lesão no joelho, mas já já isso vai ser resolvido :) Gosto muito de ir em bares, de sair com a namorada pra jantar, pra ver um filme… Enfim, coisas normais! :)
Danilo Telles: O que você pretende fazer daqui pra frente na sua carreira de jogador de poker? Onde você se vê daqui a 3 anos?
Marcelo Faria: Evoluir a cada dia mais. Me estabilizar na NL200 por enquanto e já me preparar para o move-up. Sempre estudar, me dedicar e nunca desanimar.
E daqui a 3 anos (ou um pouco mais ou um pouco menos), quero deixar o poker online de lado um pouco e me dedicar ao circuito live de torneios pelo mundo afora. Apesar de eu ser extremamente fraco nesse tipo de competição, adoro jogar torneios e meu sonho é ter um schedule regular nos WSOP, WPT, EPT, LAPT etc. Vou me dedicar muito pra isso. Quer coisa melhor do que conhecer o mundo jogando poker? :)
Danilo Telles: Como você conheceu o MaisEV? E que parte(s) do MaisEV você mais gosta/freqüenta e porquê?
Marcelo Faria: Sinceramente não lembro como eu conheci o MaisEV(sou muito ruim de memória). Mas o MaisEV é a minha segunda casa e chego a ter calafrios quando o servidor fica fora do ar. Frequento quase todas as sessões e não perco um só tópico da parte de Medium e High Stakes. Tem muito aprendizado ali e recomendo a todo mundo “perder” uns 20-30min por dia lendo esses tópicos.
Danilo Telles: A próxima pergunta foi feita por outro usuário do nosso fórum, MazinhoRufin: Você já jogou alguma vez fora do seu bankroll? Se sim, como foi essas experiência?
Marcelo Faria: Quando eu estava scared money, tomei três pancadas que me abalaram muito e serviram para eu aprender (da pior maneira possível, no bolso) que controle do seu dinheiro é quase tudo pra um jogador de poker. Não interessa o quão habilidoso você é, se a sua leitura dos adversários é a melhor da mesa, uma hora a variância vai te acertar.
Não vou ficar contando as histórias das minhas bad beats aqui (acontece com todo mundo, acredite), mas se eu tivesse um bankroll 2-3x maior do que eu tinha na época, eu nem ligaria muito. O teu bankroll é o teu INSTRUMENTO de trabalho. Tente pensar assim e não como “nossa, eu tenho tantos mil dolares na minha conta, que maravilha”. Teu dinheiro é o que está no banco, não no seu Neteller.
Espero ter respondido sua questão!
Danilo Telles: Mande uma mensagem aos usuários do MaisEV.
Marcelo Faria: Tenha sempre um segundo plano. Nunca desista dos seus sonhos. Acredite em si mesmo. Se dedique. Se sacrifique por seus objetivos. E sempre use filtro solar! :)
Um abraço e boa sorte nas mesas!