quinta-feira, 28 de maio de 2009

#45 - Você possui um plano para a sua vida?

edit: Agora que li o que eu escrevi e tipo, não tem quase nada de útil e fugiu completamente do que eu queria dizer hahahaha :(

--

Há algum tempo venho querendo escrever algumas palavras sobre esse assunto e agora parece que chegou a hora. Como foi dito nos posts anteriores, recentemente saí de casa por causa do poker. O meu motivo principal foi ter um espaço tranquilo e quieto para poder jogar concentrado, sem muito aborrecimento e sem muito stress.


Não sei se foi só lá em casa, mas creio que a opção de me tornar um profissional de poker não fora muito bem recebida entre meus pais. Eu nunca tinha entendido muito bem porque meus familiares mais próximos não me apoiariam em algo em que eu tanto quero. Então aos poucos busquei entender o lado deles, o que não é nada fácil, afinal são as principais pessoas ao seu redor contra a escolha de seu objetivo de vida.


Por exemplo, meu pai é bancário aposentado. Passou a vida inteira em uma agência, construiu a vida, família e tudo o que ele possui graças ao seu emprego. O que ele não enxerga na minha escolha de jogador de poker é o que eu irei fazer daqui uns, digamos, 20 anos. Será mesmo que VOCÊ se enxerga sentado na frente de um computador, com seus mais de 40 anos, jogando 16 mesas de NL400, preocupado com VPIP, 3bet % etc? Você já parou para pensar como vai ser a sua vida daqui há duas décadas? Já? E já parou para tentar explicar para os seus familiares isso?


O que eu quero dizer é que, meu pai, ao entrar como o funcionário mais ralé e chegar até o topo dentro de uma agência, sabia que, com 30-35 anos de serviço, ele ainda estaria ali, recebendo o salário dele, com o futuro garantido. Qualquer pessoa com um trabalho regular se sente confortável e planeja seu futuro a partir dessa confiança. E é essa parte que meu pai não enxerga em minha profissão. E ele está, de certa forma, correto.


Outro ponto que também é obscuro na cabeça de quem não entende o que é "viver de poker": o que você vai fazer quando se aposentar? Não adianta você jogar poker por 30 anos e pedir sua aposentadoria no INSS. Você já olhou algum plano de previdência, a fim de garantir seu futuro? Ou a sua esperança de aposentadoria é acertar o Main Event do WSOP em 2041 e ganhar $10 milhões de dólares?


Percebeu agora porque meu pai não me apóia no que eu quero ser? Percebeu que ao invés de dar objetivos concretos, tudo o que eu demonstro é algo que, até pouco tempo, meu pai nunca tinha escutado alguém falar?


Meu objetivo ao expor isso aqui é tentar mostrar um caminho para quem possa a vir passar por essa mesma situação. Antes de criticar quem não te apóia, tente entender o que se passa na cabeça dessas pessoas. Poker é ainda visto como um jogo de sorte por 99% da sociedade brasileira. Tente dismistificar isso o mais rápido possível. Em uma cabeça cheia de dúvidas, somente propostas concretas são capazes de contornar o lado obscuro.


Fica aí a dica! Um abraço pra todos e boa sorte nas mesas! :)

--

Quem quiser entrar em contato comigo via MSN, basta mandar uma MP (mensagem pessoal) lá no fórum +EV (www.maisev.com/forum) que eu respondo com o maior prazer. Divulgar o endereço do meu messenger para todo mundo ver não creio que seja algo produtivo... tem muita gente invejosa por ae! :)

2 comentários:

  1. Belo post, Marcelo!

    Eu tenho lido muito o Zen Habits (zenhabits.net), um excelente blog voltado principalmente a fazer seus leitores atingirem a verdadeira satisfação pessoal.

    Passa um tempo lá, talvez você encontre algum texto interessante!

    Abraços e GL aí, espero que vc tenha tomado a decisão +EV pq a vida é random! ;)

    ResponderExcluir
  2. Que o novo lar traga muita sorte...
    e muito legal o ponto de vista sobre o que os outros pensam sobre o poker.
    abraços
    aces

    ResponderExcluir