domingo, 22 de março de 2009

#25 - Como fazer o uso de notes

Atendendo ao pedido de um frequentador do blog (Wilmar, obrigado pelo comentário), falarei um pouco sobre NOTES que costumo fazer nos adversários. Por eu jogar entre 8-12 mesas, faço uso regularmente das anotações, como forma de me auxiliar em alguma decisão que venha a tomar em alguma jogada.


Para quem não tem o costume,
você deve começar a se acostumar a fazer notes dos seus adversários. Nem que sejam notes simples, como por exemplo, “fish”, “good player”, “lag”, “agressivo” etc.

Acostume-se a fazer isso. Force a fazer isso desde cedo, inclusive em stakes como NL2, NL5... O intuito é chegar em stakes maiores (e você vai chegar lá, pode ter certeza) já carimbado em fazer notes sem perder muito tempo, identificando quem é fish na mesa, quem é regular. Você pode começar, através das notes e do uso do seu programa de tracker, a perceber o estilo dos seus oponentes. Como ele joga 3bet pots, como ele joga draws, como ele atua em limped pots, como ele reage a um simples check-raise em flop monotone, se ele dá muita cbet e tudo mais o que vc achar importante. Crie esse hábito agora para não sofrer com isso em um futuro próximo.


Para dar exemplos práticos, um note típico que eu costumo fazer é:

RR sb to cu R cbet T65 fo to R.

O que isso significa? Que o jogador deu re-raise pré-flop fora de posição, aplicou cbet em um board baixo e foldou para o meu raise. Ou seja, o jogador provavelmente me deu 3bet com AK/AQ e largou para o meu raise.

Outro note bem comum é: ca R OOP ch ca F kjx ch tu b R.

Isso significa que ele deu check/call no flop, check turn e fez uma aposta (bet) river. Não é necessariamente uma jogada ruim, mas é uma jogada passiva de uma forma geral.


Mais um exemplo:

“flat call SB r AQ off against btn opener ch/c cbet w/ TPTK QJxcc ch/c turn w/ T2P ch river 6c”.

(flat call eu sempre uso pra call fora de posição / SB = posição que ele estava / r = raise / a mão dele / contra quem e em qual posição / e como ele jogou a mão no decorrer do flop/turn/river)

Pode parecer CONFUSO agora essa quantidade de informações, mas você acaba se acostumando com o tempo. E quais as conclusões que eu posso tirar desse note?

  • Jogador possivelmente passivo pre-flop, não dá 3bet com AQ off depois de um raise do button (o que é uma jogada normal).
  • Jogador passivo no pós-flop (apenas check-call na cbet e no turn, em um board lotado de draws)
  • Possivelmente um jogador fraco, graças ao jeito que ele jogou essa mão.


Ou seja, você começa a raciocinar como se desenvolveu a mão e começa a criar, mesmo que mentalmente, a imagem do adversário. É possível que ele nunca mais jogue essa mão dessa forma, mas isso não tem problema. O que você tem que começar a buscar em notes é um padrão de jogo do adversário (passivo, agressivo, tight, loose).

Para quem joga no Full Tilt, comece a utilizar o sistema de cores que eles possuem na parte de notes. Eu, por exemplo, coloco um sinal VERDE em bons regulares, um sinal ROXO em fishs, um sinal AMARELO em jogadores para eu prestar atenção e por aí vai... Assim, basta eu bater o olho e já identifico que tipo de adversário eu terei em minha mesa.


Espero ter ajudado.
Um abraço e boa sorte nas mesas!

Marcelo

2 comentários:

  1. Opa!
    Muito bom o post! Totalmente prático!
    Só complementando: no post http://www.universodopoker.com/blog/como-fazer-notes/ o Diógenes tb da umas boas dicas sobre o assunto...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post ajudou muito

    ResponderExcluir